Olá, olá pessoas mais fofinhas, como correu o vosso dia? O meu correu bastante bem, para além do passeiozinho a meio da tarde com os meus pais e a minha irmã em feriado de São Pedro, reservei um bocadinho do meu dia para trabalhar no novo post. Desta vez trago algo para os mais curiosos e para os verdadeiros amantes do conhecimento.
Fiquei bastante entusiasmada quando reparei que os muros do parque da feira de Fafe estavam a ser pintados por jovens mais ou menos da minha idade, isso significa que cada vez mais as cidades apostam naquilo a que se chama "Arte Urbana" e Fafe é uma delas. Foi aà que surgiu a ideia de tirar algumas fotos para vos mostrar as minhas preferidas. Comentei com a minha mãe e acabou por me dizer que aquela Arte são muito mais do que simples pinturas, para além de decorativas, contam uma história, são uma lenda, a "Lenda da Bicha de Sete Cabeças".
Depois de um bocadinho de pesquisa, que acaba por ser essencial no processo destes posts mais elaborados, visto que também nunca tinha ouvido falar do assunto, acabei por encontrar o material necessário para vos conseguir informar da melhor forma.
A origem do "bicho das sete cabeças" pode estar na mitologia grega, mais precisamente na história da Hidra de Lerna.
Matar este animal foi uma das proezas de Hércules. Tinha sete cabeças e reza a lenda que ao serem cortadas, renasciam.
"Conta-se que, há muitos anos, num lugar de Moreira de Rei, existia uma enorme cobra (bicha) escondida nos silvedos, que deixava as populações aterrorizadas, pois comia as pessoas e os animais que por ali passavam.
Os habitantes do lugar, hoje denominado «Vale da Bicha» resolveram atear fogo à s silvas e, assim, destruÃrem a bicha... Mas não contavam com uma coisa: a bicha tinha asas e voava!... Voou na direcção de Ribeiros vindo a poisar no lugar do Vinco, onde hoje existe o cemitério... E continuou aà a sua sanha destruidora, começada em Moreira de Rei.
Contra isto reagiu um senhor da Casa de Paços, que resolveu matá-la. Pegando na sua espada e acompanhado da sua cadelinha, dirigiu-se ao Vinco para matar a bicha... Mas também ele teve uma surpresa: a bicha já não estava sozinha; tivera, entretanto, seis filhos...
O nosso herói, porém, não desanimou... Mandou a cadela tomar conta dos filhos da bicha e, pegando na espada, iniciou a luta com a mãe.
Entretanto, cada a noite... O nosso homem, temendo que a luz do dia lhe não lhe permitisse acabar a missão, invocou Santa Maria, padroeira da freguesia de Ribeiros...
Dirigindo-se ao Céu, exclamou: «Santa Maria de Ribeiros, alumiai-me!»... E uma estrela, descendo do Alto, poisou num penedo e alumiou-o... Então ele, depois de matar a mãe, matou os filhos da bicha... Em seguida, dirigiu-se para casa, deitou-se e jamais se levantou."
Fonte Bibliográfica: COIMBRA, Artur Ferreira, A Terra e a Memória Fafe, Câmara Municipal de Fafe, 1997 , p.326
Espero que tenham ficado com curiosidade e que este post vos leve a explorar a minha cidade cheia de histórias e passado por descobrir. "Conhecer não é demonstrar nem explicar, é aceder à visão." (Saint-Exupéry)
Quero apresentar-vos a minha fotógrafa, responsável por estas maravilhosas imagens, a minha irmãzinha Alexandra Frederico, tem 10 aninhos e é a melhor irmã do mundo por aturar todas estas minhas ideias.
Beijinhos, Maggie.